"ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL FAZER AS FOTOS..." Se você tem um filho, provavelmente, já disse isso à alguém ou então pensou a respeito... Muitas mães chegam até nós com esse questionamento (que é mais comum na fase de 2 a 3 aninhos), pois elas tem o desejo de registrar os momentos e o crescimento da criança, mas sentem uma resistência dos pequenos nesse período.
São muitos motivos para que esse fase tenha as suas complicações, os pequenos estão em transição de bebês para crianças e muitas coisas mudam nessa momento. Porém isso não diminui a importância dele, é aí que a personalidade começa a ficar cada vez mais forte e isso é incrível.
Mas então, qual a solução para registrar essa fase e tornar a experiência positiva para as crianças? Pra mim, o mais importante é que elas possam viver esse momento de forma leve e divertida. Para isso, sempre converso com a família antes para saber do que eles gostam e, principalmente, do que não gostam. Assim podemos planejar melhor como contar essa história, é um trabalho em conjunto com a família para que eles tenham uma experiência única, com alegria e amor em todos os detalhes.
Isso vai mudar de acordo com cada um, em algumas vezes vamos ter dificuldade em fazer um ensaio dentro do estúdio com um espaço determinado para o posicionamento, crianças são curiosas e podem não querer ficar em apenas um lugar, nesses casos sempre indico levar a sessão de fotos para um ambiente externo (pode ter pracinha, picnic, etc) onde eles possam se divertir e aproveitar esse momento. Em outras vezes, o problema pode ser as trocas de roupa, nesse caso sempre combinamos quais as roupas serão utilizadas nas fotos antes do dia do ensaio e evitamos trocas desnecessárias que possam estressar o pequeno.
Ah mas talvez você esteja se perguntando: "Mas meu filho já passou dessa fase e ainda é difícil, o que faço?"
Talvez as experiências anteriores não tenham sido tão agradáveis, o que devemos fazer nesses casos é prestar ainda mais atenção nas preferências da criança e criar um ensaio com o qual ela se identifique. É importante ouvir os pequenos e por alguns momentos entrar no mundo deles, tudo pode ser adaptado ao que for melhor pra eles. Como por exemplo, a criança é inquieta e família prefere que a sessão seja realizada no estúdio, nesse caso é necessário observar quais as coisas que prendem mais a atenção dela e o que pode ser especial de trazer para esse momento, fazendo um ensaio personalizado com o que ela mais gosta.
Nós já chegamos ao mundo como seres únicos, com características que nos tornam quem nós somos e é muito importante aceitar isso e acolher a individualidade de cada um. Quando penso em como deve ser um ensaio infantil, trago aqui como gostaria que tivessem sido as minhas experiências na infância e, mais ainda, como desejo que sejam as experiências dos meus filhos (que ainda não existem, mas isso não me impede de sonhar com eles).
O que escrevi aqui serve para complementar o convite que faço quando divulgo o meu trabalho, que é:
"Quer registrar um momento ou uma fase especial? Me chama e vamos contar essa história juntos 🤗"
É assim junto com a família que realizo os ensaios, pois ninguém conhece tão bem cada criança como os pais e por isso que considero tão importante incluir a família no planejamento do ensaio. E se possível apareçam nas fotos e vivam esse momento junto ao teu filho, porque isso tornará essa lembrança ainda mais especial. Se você leu até aqui, muito obrigada.
Com carinho, Mari.