Feliz dia para nós! Se você que tá lendo esse post não é mulher... é filho de uma mulher!
Mulheres são seres incríveis, que tem o poder de gerar uma nova vida a partir da multiplicação de uma única célula. Mas as mulheres não PRECISAM ser mães para serem incríveis, é um poder e não um dever. Sejam quais forem as escolhas que uma mulher faz sobre a sua vida, ela é sim EXTRAORDINÁRIA, mas isso não impede que ela seja também frágil e sensível. É preciso espaço para EMPODERAR, mas é preciso espaço para OUVIR...
Hoje em dia se discute os motivos de haver ou não um dia da mulher, não vim aqui militar sobre feminismo, apenas deixar uma reflexão. Concordo quando vejo pedidos e desejos de mais RESPEITO, IGUALDADE E RECONHECIMENTO, inclusive me incluo nas mulheres que desejam isso.
Não sei como é a realidade em outros lugares no mundo, mas na lista de melhores países para "ser mulher" estamos em 80° lugar. Sim, tem muitos países atrás do Brasil, já evoluímos muito e agradeço por isso, mas precisamos seguir em frente e conquistar, a cada dia mais, os espaços e direitos que também merecemos independentemente do gênero de cada um.
O que tenho visto nos últimos anos é um novo movimento, de mulheres mais fortes e determinadas que lutam pelos seus objetivos. Mas que também acolhem seus pontos fracos, inseguranças e seguem em busca de evolução (não de perfeição), a cada vez que derrubamos essa cortina de projeções do que deveríamos ser e aceitamos quem nós somos, acabamos nos tornando mais fortes e ganhamos também mais empatia com o que acontece a nossa volta.
E dessa forma vejo surgindo, com cada vez mais força, uma rede de mulheres unidas, seja em grupos de amigas, de gestantes, de mães ou parceiras de negócios, etc. Nas mais diversas áreas encontramos mulheres que se abrem, dividem seus sonhos e também seus medos, sabendo que onde existe identificação tem também a compreensão, o abraço e a motivação pra seguir juntas.
Nunca me esqueço da frase que vi em uma oficina de gestantes da Verônica Christimann, estava escrita em um copinho plástico e dizia:
"Mulheres são como ondas, CRESCEM quando se juntam"
Quem escreve aqui é uma mulher com várias qualidades, mas cheinha de defeitos... Entre as qualidades está o amor pelo meu trabalho e pelas histórias que chegam até aqui. No meu caminho na fotografia tive o apoio de várias mulheres, assim como acredito ter apoiado elas também, o que desejo é que esse movimento se torne o "novo normal" que ainda mais mulheres se apoiem e que essa onda cresça muito. Se precisar de mim, VAMOS JUNTAS!!